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Letramento crítico - Conheça um exemplo de atividade

Letramento crítico - Conheça um exemplo de atividade

Muito se fala em alfabetização e letramento, mas pouco se fala em Letramento Crítico. O que seria, então, o Letramento Crítico? Em linhas gerais, o Letramento Crítico é a capacidade da criança produzir, compreender e interagir com o texto. Na prática, significa a criança viver a experiência de ser leitora e escritora mesmo antes de saber ler e escrever.

A atividade que vou relatar aqui é sobre a produção de um livro elaborado pelas crianças, cujo título é "De onde nascem os bebês?". Tal atividade foi desenvolvida em uma turma de Pré-escola II, com crianças de 5 e 6 anos, e foi elaborada em consonância com os objetivos da BNCC. Além disso, desenvolvi os três elementos que formam a base do Letramento Crítico.

Campo de Experiências e Objetivos:

O Eu, o outro e o nós: (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

Escuta, fala, pensamento e imaginação: (EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.

Traços, sons, cores e formas: (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho.

Competência linguística é a capacidade que uma criança tem para se comunicar de diversas formas. Nesse sentido, envolve não só a habilidade de organizar o pensamento para expressar ideias, sendo essa habilidade o 1º elemento do Letramento Crítico, mas também a capacidade de adequar a linguagem ao público a que se destina. Ou seja, para elaborar um texto é preciso, antes, compreender o texto que já existe previamente no pensamento, sendo essa capacidade de compreensão o 2º elemento do Letramento Crítico.

Ao produzir textos de diversos tipos e gêneros a criança desenvolve, naturalmente, a competência linguística tão necessária para a alfabetização e o letramento. Para desenvolver essa competência nas crianças a professora deve ter a capacidade de escuta bem aguçada. Escutar a criança não é apenas deixá-la falar livremente, mas, sobretudo, dar importância ao que a criança fala. Isso significa estabelecer um diálogo, procurando compreender o universo da criança, a forma como ela pensa e fazer o registro dessa fala, ajudando-a a dar forma ao pensamento.

Além disso, ao viver essa experiência de ser autora do próprio texto, a criança passa a ser protagonista de sua aprendizagem, construindo uma memória afetiva em relação à leitura e à escrita que será fundamental para toda a sua vida escolar.

Os temas dos textos devem surgir a partir de situações que fazem parte da vivência da criança: estudos, experiências vividas, contação de histórias ou de histórias que elas mesmas inventam. No caso do livro “De onde nascem os bebês?” o texto surgiu a partir de um estudo que realizamos durante o 1º bimestre de 2018, com a temática “Quem sou eu?”.

Livro produzido pelas crianças do Pré II[/caption]

Ao voltar o olhar sobre elas mesmas, as crianças conheceram como elas nasceram e tomaram conhecimento do próprio desenvolvimento. Reuniram fotos de suas mães grávidas, delas ainda bebezinhas e muitas outras fotos que registraram o crescimento delas entre seus familiares e também na escola.

A partir daí as crianças ficaram muito curiosas sobre como nascem os bebês, fizeram muitas perguntas e levantaram suas hipóteses. Por conta desse interesse levei para sala vários vídeos e livros que contribuíram para que as crianças construíssem um conhecimento a respeito do assunto condizente com a faixa etária delas.

Toda essa aprendizagem não poderia deixar de ser registrada e compartilhada. Assim surgiu a ideia do livro. O livro foi produzido a partir da elaboração de um texto coletivo. As crianças iam falando e eu ia escrevendo no quadro exatamente como elas falavam. Depois disso, ocorreram várias revisões do texto, feitas pelas próprias crianças, que questionavam algumas palavras no sentido de encontrar a que melhor expressava o que elas queriam transmitir aos leitores. Esse momento da revisão textual é muito rico porque a criança reflete sobre o significado das palavras, interagindo com o texto, sendo esta interação o 3º elemento do Letramento Crítico.

Portanto, os 3 elementos que constituem a base do Letramento Crítico são: A produção do texto, a compreensão do texto e a interação com o texto.

Concluído o texto, as crianças ilustraram. Esse momento foi individual e cada criança desenhou o que queria desenhar. Eu recolhi os desenhos e coloquei-os em uma exposição no quadro para que as crianças escolhessem quais desenhos iriam ilustrar o livro. Porém, era necessário que todas as crianças tivessem pelo menos um de seus desenhos publicados no livro. Finalmente chegou a hora de enviar o protótipo do livro para a gráfica e, mais uma vez, as crianças aprenderam algo novo. Aprenderam que os livros precisam ser impressos em uma gráfica a fim de que sejam reproduzidos em quantidade.

Quando os livros chegaram da gráfica as crianças ficaram muito felizes com o resultado e quiseram fazer um coquetel de lançamento. As crianças participaram da organização do coquetel escolhendo a decoração, o texto do convite e o que seria servido.

CONVITE DO COQUETEL DE LANÇAMENTO DO LIVRO[/caption]

No coquetel de lançamento do livro, os familiares estavam presentes e as crianças receberam visitas de outras turmas, contaram com a presença da diretora da escola e outros convidados.

Aproveitamos os convidados para fazer uma roda de conversa com as crianças e com os familiares. Uma convidada contou sobre sua experiência com a leitura na infância, ressaltou a importância da leitura em nossas vidas e lembrou carinhosamente da amiga que deu nome à nossa escola. As crianças se encantaram com as histórias e assim passamos uma manhã deliciosa, querendo que não terminasse, porque o saber tem sabor de quero mais!

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